5 dicas para atrair clientes para restaurantes

Via: Almoço Grátis

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Em um contexto de crise econômica, é preciso bem mais do que apenas querer atrair clientes para restaurantes.

Todos sentem os efeitos da crise, empresários e clientes. Logo, todos querem gastar menos. Para se destacar neste contexto, é preciso saber ser relevante no meio da multidão.

ALERTA da Abrasel:

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, um a cada seis empresários do setor pensa em fechar seu negócio. Os principais motivos são:

  1. Alta de custos como o preço da luz, por exemplo;
  2. Inflação sobre o preço dos alimentos;
  3. Queda de faturamento em conflito com despesas de funcionários.

Ou seja, atrair clientes para seu restaurante é mais do que um dos objetivos do seu negócio, é o caminho possível para a sobrevivência.

Quer uma boa notícia?

Nós temos!

Você sabia que o brasileiro gasta em média R$27,36 por dia com alimentação fora do lar em restaurantes nas grandes cidades, mesmo num quadro de crise econômica? Esses são os dados divulgados pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalho (Assert).

  • Por mês, este valor chega a R$601,92. Ou seja, quase um salário mínimo por pessoa, e isso é apenas uma média.

Pode acreditar que sim, é possível atrair clientes para seu restaurante. Desde que você não seja só mais um.

Portanto, não faça parte de uma estatística ruim quando você pode arregaçar as mangas e transformar o seu negócio num case de sucesso!

Separamos 5 dicas incríveis que certamente vão contribuir para seu restaurante atrair novos clientes, cada vez mais!

1 – Invista num cardápio diferenciado

Atrair clientes para restaurantes é, obviamente, uma questão de sabor. A melhor maneira de elaborar um bom cardápio é evitar o desperdício de matéria-prima, diminuindo a quantidade de ingredientes, sempre buscando uma harmonia entre pratos principais, bebidas e sobremesas.

Outra sugestão é focar em linhas padronizadas de pratos e ser reconhecido num segmento. Ser uma referência em massas ou frutos do mar, já pensou nisso?

O visual do cardápio físico também é importante. Use cores adequadas e compatíveis com a marca do restaurante e também com o ambiente em volta. Use imagens de alta qualidade, desperte o apetite pelo olhar! Que tal um cardápio digital para tablets?

2 – Invista em atendimento personalizado

Prepare sua equipe para vender mais e melhor e então você verá que atrair clientes para seu restaurante será um processo muito mais fácil. Reconheça o empenho de sua equipe de garçons e garçonetes.

Profissionais valorizados são mais proativos e criativos e estão sempre dispostos a encontrar as melhores soluções para eventuais problemas.

  • Elabore treinamentos para sua equipe;
  • Reconheça-os com premiações;
  • Veja o garçom como o principal elo entre sua empresa e seu cliente.

3 – Construa um ambiente agradável

Enfim você começa a atrair cliente para seu restaurante. Então agora é a hora de lembrar que a primeira impressão é a que fica.

  • Olhando em volta aí em seu estabelecimento, que impressão você acha que está passando?

Existe uma série se recursos para construir um ambiente agradável: decoração, cores, luzes, mobiliários etc. No entanto, não se trata se reunir todos esses recursos pela quantidade, mas saber qual aspecto visual seu restaurante terá. Outros dois critérios indispensáveis: a limpeza e a temperatura do lugar.

Atrair clientes para restaurantes tem a ver com o paladar, mas essa conquista também passa pelos olhos.

4 – Preste atenção em seus clientes

Já parou pra pensar no que seu cliente está querendo dizer quando pergunta ou reporta:

“- Quais são as formas de pagamento disponíveis?”

Esteja preparado!

“- Não encontrei nenhuma de minhas bebidas favoritas no cardápio, vocês não comercializam essas marcas aqui?”

Oferte variedade!

– O cliente começa a se abanar por causa do calor ou a se abraçar como se estivesse sentindo frio.

Atente-se para a temperatura ambiente. Ofereça aconchego, sempre!

– Mais de uma pessoa repete a mesma reclamação.

Você está realmente ouvindo os feedbacks e corrigindo os erros?

– O cliente assíduo deixa de comparecer.

O que será que houve? Você procurou saber?

Atrair clientes para o restaurante não basta. Esteja preparado de verdade para mantê-lo fiel.

5 – Crie promoções especiais

Quem não gosta de uma boa oferta?

Ofereça atrativos extras, descontos, benefícios; enfim, estabeleça um vínculo com seus consumidores, surpreendendo-os.

Abuse da criatividade para não cair apenas no previsível “a cada dez refeições, uma será de graça”. Elabore promoções capazes de melhorar a experiência de consumo de quem optou por seu estabelecimento entre várias opções da concorrência.

Atrair clientes para restaurantes é também a arte de saber surpreender constantemente.

 

Hora de agir

Com essas dicas, a gente espera que você consiga perceber tudo o que está ao seu alcance para conseguir atrair cada vez mais clientes para seu restaurante.

Informação é importante, mas também é preciso colocá-las em prática.

Não perca tempo, comece agora!

Fonte: Almoço Grátis | www.almocogratis.com.br
Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

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