Aproveite as festas juninas para impulsionar o seu negócio

agencia-combo-design-aproveite-as-festas-juninas-para-impulsionar-o-seu-negocio

Via: Sebrae

Nessa época do ano, as festas de São João aquecem as vendas de quem sabe aproveitar as oportunidades

As festas juninas criam cenário propício para que micro e pequenas empresas aumentem as vendas e ampliem os lucros. Assim como em outras datas comemorativas, seguir no embalo das celebrações e alcançar resultados satisfatórios exigem planejamento e criatividade.

O período de São João pode ser ideal para a oferta de pratos exclusivos no seu restaurante. Outra opção é organizar festivais de comidas típicas e divulgar o seu tempero para clientes que ainda não o experimentaram.

Oportunidades

Lanchonetes, padarias, restaurantes, mercearias e mercados têm, nessa época do ano, a oportunidade de aumentar o faturamento. É no setor de alimentos que se encontra a maior expectativa com o período junino. Em meio à grande concorrência, é preciso pensar em estratégias para conquistar a clientela.

É importante apresentar um diferencial para agregar valor ao produto oferecido: seja na diversificação da receita, apostando em ingredientes ou sabores diferentes, seja na apresentação dele por meio de embalagem com cores ou em formato específico.

Os tradicionais quitutes (milho, amendoim, pamonha, pipoca, paçoca, canjica e bebidas, como licores) e outros produtos típicos podem ser dispostos em um espaço destacado e com diferentes propostas: vegetarianos, veganos e até mesmo com ingredientes funcionais e saudáveis.

Vender mais

Outro fator que estimula as vendas nesse período são as temperaturas mais amenas do país, o que estimula o consumo de itens como queijos, vinhos, caldos, sopas e carnes. Por isso, dispor produtos relacionados e próximos aos típicos pode incentivar o consumidor a levar mais itens para casa.

Caso a empresa não ofereça costumeiramente comidas típicas, é válido apostar na oferta de um prato especial, acrescentando-o ao cardápio durante a temporada. Essa atitude pode ser vista como um agrado para os clientes.

Saiba planejar

Embora seja excelente oportunidade para aumentar os lucros, datas sazonais como as festas juninas exigem planejamento. Fazer um checklist para a estratégia a ser adotada durante o período é importante e pode evitar prejuízos.

É fundamental conhecer as necessidades do consumidor. Não se pode esquecer de analisar a concorrência. Além disso, é importante avaliar a matéria-prima ou o estoque e a necessidade de contratação de mão de obra adicional. É preciso pensar em promoções especiais e na logística, assim como estabelecer metas e prazos.

Simples atitudes são capazes de impulsionar o negócio, por isso, tanto nas festas juninas quanto em qualquer época do ano, é preciso se adequar e se planejar para a sazonalidade inerente à data.

Texto completo: Sebrae | www.sebrae.com.br
Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

Posted by Agência Combo Design in : Dicas, Nenhum Comentário

Deixe um comentário

  • Últimos Posts

  • Últimos Comentários

  • Arquivos

  • Categorias