Cafeteria – 6 dicas para que seu negócio seja capaz de vender e dar lucro

Via: CPT – Centro de Produções Técnicas

agencia-combo-design-cafeteria-6-dicas-para-que-seu-negocio-seja-capaz-de-vender-e-dar-lucro

Uma cafeteria, assim como qualquer outro investimento, se bem gerenciada deve ser capaz de vender, dar lucro e sobreviver no mercado

Uma cafeteria, assim como qualquer outro investimento, deve ser capaz de vender e dar lucro. Assim, o empreendedor deverá, antes de tudo, fazer uma análise do mercado e certificar-se que seu investimento será capaz de sobreviver a ele.

Em outras palavras, isso significa que para ultrapassar o ponto de equilíbrio e obter lucro, é preciso vender e para vender, é preciso atrair clientes para o seu negócio. Em resumo, é preciso saber se existem pessoas interessadas em comprar os produtos de sua cafeteria por um preço e em quantidade suficiente para compensar todos os custos, e que ainda dê lucro e permita o retorno do investimento feito.

Mas, antes de tudo, “a presença do proprietário, no estabelecimento, é fundamental para o sucesso do negócio. É preciso total envolvimento e dedicação para que tudo funcione a contento”, afirma a professora Maria Aparecida Campos, do curso Como Montar e Operar uma Cafeteria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

É fundamental que o empresário, após fazer o levantamento de mercado, elabore um plano de negócio, que equivale ao projeto de sua empresa. Ao elaborar o plano de negócio, você deve pesquisar, estudar e definir:

– Quais os produtos a cafeteria vai oferecer;
– Como obter os produtos que serão comercializados;
– Quem é e onde está o seu cliente;
– Onde será instalada a sua empresa;
– Quais os conhecimentos, habilidades, experiência e perfil devem ter os dirigentes da empresa;
– Como será gerida a empresa;
– Quais são os gastos que vai ter, com o investimento inicial, com os custos variáveis, as despesas fixas e as despesas comerciais;
– Qual o preço de venda dos produtos;
– Qual o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição de cada produto; e
– Qual o retorno do investimento.

Entre essas questões, o empreendedor deverá dar especial importância aos gastos que terá, ao preço de venda, à definição do ponto de equilíbrio e da margem de contribuição e à análise do retorno do investimento. Essas questões influenciam diretamente as respostas de todas as outras questões e projetam a viabilidade econômica do negócio.

Estratégias de marketing

1. O nome

O desafio é fazer com que pessoas, que já compram em cafeterias e pessoas que ainda não frequentam nenhuma, passem a frequentar a sua. Um ponto importante é a escolha do nome. Deve ser criativo, sonoro e fácil de assimilar, que será associado aos produtos e serviços que você oferece.

2. A marca

A criação da marca é outra etapa importante. Ela deve ficar gravada no subconsciente das pessoas. Dessa maneira, ao ser vista, será associada à sua cafeteria. O logotipo deve ser colocado na fachada, nos copos, nas xícaras, nos pratos, nos talheres, nos cartões de visita, nos guardanapos, enfim, em tudo que estiver associado à cafeteria.

3. A divulgação

Faça o lançamento da cafeteria como uma forma de divulgação. Use vários meios para divulgar sua loja, que sejam acessíveis dentro do seu orçamento, por exemplo, divulgação em rádio, panfletos, brindes e promoções. É preciso que você tenha sua estratégia de mercado. Então, pense:

a. Que medidas você tomará para que as pessoas saibam que sua empresa existe?
b. O que você fará para atrair os clientes?
c. O que fará para que eles passem a frequentar sua cafeteria?

4. Os clientes

Usar estratégias para atrair os clientes é o segredo do sucesso de uma cafeteria. Para atraí-los é preciso que você os conheça, que saiba o que desejam, por isso, a importância da pesquisa de mercado. Conhecendo seus clientes, você saberá como conquistá-los.

5. A concorrência

Conheça, também, a concorrência. Procure saber o que eles estão fazendo, para que sua loja possa oferecer um diferencial, uma vantagem a mais para seus clientes.

6. As vantagens

Os clientes frequentarão sua cafeteria, se obtiverem vantagens como:

– Preço;
– Variedade;
– Localização;
– Comodidade e beleza;
– Bom atendimento;
– Diferenciação;
– Funcionários interessados em satisfazê-lo;
– Atendimento personalizado;
– Confiança e credibilidade;
– Higiene;
– Inovação;
– Valorização do cliente, respeito e seriedade; e
– Flexibilidade para atender aos desejos dos clientes.

Fonte: CPT – Centro de Produções Técnicas | www.cpt.com.br
Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

Posted by Agência Combo Design in : Cafeteria, Nenhum Comentário

Deixe um comentário