Como vender açaí no copo: passo a passo para começar já!

Via: Alphagel

agencia-combo-design-como-vender-acai-no-copo-passo-a-passo-para-comecar-ja

Certamente você já percebeu que o açaí se tornou um produto bastante popular, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Por essa razão, o mercado segue em crescimento e com muitas oportunidades para inovações. Quer saber como vender açaí no copo?

Se você tem interesse em começar esse tipo de negócio, considerando o açaí como o principal investimento, este post foi feito para você.

Separamos algumas dicas práticas sobre como vender açaí, que ajudarão você a iniciar o negócio. Acompanhe!

Faça um plano de negócio

O plano de negócios é uma ferramenta estratégica que auxilia você a avaliar a ideia de um novo negócio. Por meio dele é possível ter mais clareza sobre como será a estrutura, como seguir o modelo do empreendimento e como organizar seus recursos para verificar se realmente é uma oportunidade viável.

Descreva do que se trata sua ideia, o que você pretende vender (nesse caso, o açaí). Como isso será oferecido no mercado e como o dinheiro será ganho. Defina também o seu público-alvo, escolha o nicho de mercado em que pretende atuar e identifique os principais concorrentes. Assim, será possível traçar estratégias para competir bem e superar eventuais dificuldades.

Planeje bem o seu estoque

Planejar o estoque significa garantir o equilíbrio entre oferta e demanda. É preciso ter uma boa organização para compreender o giro de estoque, ou seja, o número de vezes que seu dinheiro investido no negócio é recuperado com as vendas.

Calcule o estoque mínimo de maneira que a loja esteja bem abastecida, considerando todas as matérias-primas necessárias (a polpa do açaí, as frutas, o chocolate, as caldas, as farinhas etc.). Cuidado com o exagero, pois isso pode trazer desperdício.

Escolha bons fornecedores

Com bons fornecedores, o estoque estará garantido no tempo adequado, e os produtos mais procurados pela clientela não ficarão em falta. É interessante pesquisar periodicamente se há outros fornecedores que poderiam atender sua empresa.

Quando falamos em fornecedores, não estamos nos referindo somente aos itens alimentares. É importante buscar também bons fornecedores para todos os materiais que serão utilizados no seu negócio, como os recipientes e embalagens, que não podem faltar.

Considere a estrutura da loja e os equipamentos necessários

Uma loja de açaí no copo precisa de uma estrutura principal, que consiste pelo menos em um balcão de atendimento, mesas e cadeiras. Além disso, é preciso contar com os equipamentos que garantem a preparação do produto, como um liquidificador industrial, uma máquina de açaí expresso, um freezer.

Também é válido considerar um computador com um sistema comercial, uma impressora de cupom fiscal e o acesso à internet. Cuide também das exigências legais e específicas para esse tipo de negócio (o alvará de funcionamento, vistoria dos bombeiros, documentos da Secretaria da Receita Federal).

Encontre um ótimo ponto de venda

Saber onde localizar o seu negócio é muito importante para que ele tenha mais sucesso. Com o público bem definido, fica mais fácil encontrar um local para o seu ponto de venda. Prefira um lugar com alta movimentação de pessoas, que tenha bom acesso e que ao mesmo tempo seja seguro em todos os períodos do dia.

Seu público maior incluirá os jovens e certamente pessoas que fazem atividades ao ar livre e que praticam esportes. Bairros residenciais também pode ser uma ótima opção, próximo a parques, praças e academias.

Agora que você já sabe como vender açaí, tenha em mente que é fundamental buscar inovações para se destacar da concorrência. O seu negócio de açaí no copo não deve ser visto apenas como “mais uma loja” no mercado. Ser original e mostrar qualidade são fatores que podem atrair mais consumidores para o seu negócio.

Fonte: Alphagel | www.blog.alphagel.com.br
Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

Posted by Agência Combo Design in : Sorveteria, Nenhum Comentário

Deixe um comentário

  • Últimos Posts

  • Últimos Comentários

  • Arquivos

  • Categorias