Confira 10 dicas para empreender com sucesso no setor de bares e restaurantes

Via: Estadão

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Conselhos foram compilados durante a sétima edição do Encontro PME, que aconteceu em São Paulo

Da paixão pelo negócio à pressão para expandir a operação. Das dificuldades em contratação de mão de obra à queda de velhas máximas, como a que obriga o dono de uma franquia a não “desgrudar o umbigo do balcão”. Os empreendedores que participaram na manhã desta quinta-feira, 21, da sétima edição do Encontro Estadão PME, em São Paulo, não apenas apontaram as  dificuldades de quem inicia na área, como também ofereceram dicas para empreendedores interessados em construir uma trajetórias de sucesso.

O evento contou com nomes como Marco Suplicy, do Café Suplicy, Sérgio Bueno de Camargo, da Cia. Tradicional de Comércio, Marcelo Farrel, diretor da rede de lanchonete Bob’s e Arri Coser, fundador da Fogo de Chão.

Confira abaixo dez dicas dadas durante o evento pelos empresários e compiladas pelo Estadão PME para o leitor.

Prepare-se para contratar
Um dos principais entraves do setor é a mão de obra. Invista em processos de contratação e prepare-se com o entra e sai da força de trabalho, problema comum aos empresários da área.

Pense longe
A programação de médio e longo prazo acompanha os empreendedores de destaque no ramos desde os primeiros passos no mercado. Estruture planos anuais e alguns mais ambiciosos, para daqui a três, cinco anos.

Escalar significa expandir
Para ampliar a relevância e o faturamento de seu empreendimento, é importante pensar em expansão física. O entrave, nesse ponto, são os custos operacionais. Tanto a reforma do ponto quando principalmente o aluguel envolvem desembolsos consideráveis. Uma dica pode ser o modelo de franquia.

Não descuide da gestão
Esqueça o glamour da cozinha. Para sobreviver e crescer no mercado de bares e restaurantes, é preciso aprender e, sobretudo, gostar da gestão do estabelecimento.

Saiba sobre os custos
Busque se informar sobre todos os custos envolvidos na operação além dos óbvios gastos com o produto. Essa conta final costuma surpreender os candidatos à empresários.

Delegue responsabilidades
Procure descentralizar as decisões não só com sua equipe, mas também com a base de franqueados. O Outback, por exemplo, transformou os sócios das operações em responsáveis pelo próprio recursos humanos.

Desgrude o umbigo da franquia
Para Marcelo Farrel, diretor da rede de lanchonete Bob’s, a chavão segundo o qual o sucesso de uma operação estaria relacionado à presença constante do dono dentro do estabelecimento está ultrapassado. Em sua opinião, mais que o olho do dono, a qualidade do produto e do atendimento são fundamentais.

Atenção ao consumidor final
O cliente está cada vez mais exigente quanto ao conhecimento do produto que vai consumir. Marco Suplicy, do Café Suplicy, destaca o interesse do consumidor quanto à origem do produto.

Invista no pessoal
Não importa o produto, tampouco o tamanho da marca. No fundo, os empreendedores de sucesso são aqueles que dedicam atenção e esforços aos funcionários, investindo em processos internos e em ações e treinamentos de atendimento ao consumidor.

Tenha paixão
Opte por um ramo que você realmente se empolga. A paixão pelo trabalho é fundamental para o sucesso como empreendedor.

Fonte: Estadão  | www.pme.estadao.com.br
Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

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