Design de cardápios

design-de-cardapios

O cardápio é um poderoso instrumento de comunicação entre restaurantes e clientes e que vai além da sua função primária de apresentar as opções disponíveis de entradas, pratos bebidas, servindo como um instrumento de atração e influenciando a decisão de compra do consumidor.

Além disso, cardápios que contam com elementos da identidade visual do estabelecimento contribuem para fixar a marca e produzir a sensação junto ao cliente de que está sendo servido com um prato pertencente àquele local.

Mas, as possibilidades são ainda maiores, sendo que cardápios atrativos e que despertam vontade ainda podem ser uma fonte de mídia espontânea se valendo do comportamento presente em alguns consumidores de fotografar e postar em suas redes sociais momento de seu dia que consideram interessantes.

Pensar no design do cardápio, então, passa a ser primordial para quem procura se destacar em um segmento amplo e altamente competitivo.

Pensando designs de cardápios

No momento da elaboração do cardápio do seu estabelecimento além da preocupação em fornecer informações claras e condizentes com as possibilidades de preparo de seu restaurante, o design pode ser um grande diferencial.

É importante que o estilo escolhido consiga se comunicar com a identidade visual e conceito pensando em seu restaurante, valendo fugir do lugar comum e pensar em soluções inovadoras que aliem a praticidade com a beleza estética.

Como já sabemos, antes de comermos com o paladar, comemos com a visão, logo o cliente começa sua refeição no momento em que se senta à mesa e é apresentado ao cardápio pelo garçom.

Dessa forma, antes de definir o design do mesmo, vale à pena conhecer o seu público-alvo, entendendo aquilo que é a atraente para o mesmoassim como aquilo que causa repulsa.

Para melhor entendermos essa questão vamos imaginar duas situações hipotéticas: imagina um restaurante de massas que preze pela sofisticação, luzes baixas e seja voltado basicamente a casais.

Nesses casos um design limpo e que preze pelo minimalismo e destaque uma paleta de cores claras pode funcionar muito bem e impulsionar a sensação de lugar sofisticado.

Já em um restaurante voltado a um público jovem e que abuse de elementos tecnológicos e cores vibrantes em sua identidade visual, pede um design mais ousado e que “acompanhe” o ritmo vibrante do salão.

Como é possível perceber nos exemplos acima, não é possível falar em um padrão único para o desenvolvimento estético de cardápios, afinal, se cada restaurante é único, porque os cardápios não deveriam ser?

Lembrando que ao mesmo tempo em que a criatividade pode, e deve, ser explorado como um elemento de atração, não se deve esquecer da funcionalidade do mesmo, tomando o cuidado assim, para que os elementos visuais não venham a se sobrepor de tal maneira que seja difícil ao cliente captar as informações contidas no mesmo.

Continue nos acompanhando para saber mais!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

Posted by Agência Combo Design in : Cervejaria Chocolateria Confeitaria Fast Food Food Truck Hamburgueria Lanchonete Pizzaria Restaurante, Nenhum Comentário

Deixe um comentário

  • Últimos Posts

  • Últimos Comentários

  • Arquivos

  • Categorias