Como fidelizar clientes?

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Se o seu restaurante busca reduzir custos, aumentar o ticket médio e não sofrer com a sazonalidade, a fidelização de clientes deve ser sua meta.

Fidelizar clientes custa às empresas até 7 vezes menos que os investimentos necessários para conquistar novos consumidores.

No ramo de restaurantes, onde a concorrência é ampla e forte, estar atento a esse detalhe é ainda mais fundamental.

Você já ouviu falar no funil de vendas?

Calma, não se trata de um objeto ou acessório que você deveria ter em seu restaurante, mas sim a representação gráfica de uma jornada de compra.

Nele é retratado o caminho que o consumidor percorre da descoberta de seu empreendimento até a efetivação da compra e sua conversão em cliente.

A representação mais comum é dividida em três etapas: topo (descoberta), meio (identificação das necessidades), fundo (compra).

É uma ferramenta muito utilizado em estratégias de marketing para estabelecer uma comunicação assertiva com os consumidores.

Mas também é possível adaptar esse processo para criar uma experiência de compra memorável aos clientes que vão ao seu restaurante e, assim aumentar o índice de fidelização.

Funil de vendas para fidelizar clientes 

Quando um cliente vai a seu restaurante, mais do que degustar um prato saboroso, ele busca uma experiência de consumo completa.

Sendo assim, a fidelização do cliente começa mesmo antes dele entrar em seu restaurante e se sentar à mesa.

Abaixo, consideramos os 3 estágios de um consumidor e as principais ações que você deve tomar em seu restaurante.

  • Topo de funil 

Como dissemos, trata-se da fase da descoberta. O seu potencial consumidor não conhece seu restaurante e pode simplesmente estar passando em sua calçada.

Para que ele se sinta atraído pelo estabelecimento, o primeiro cuidado deve ser com a fachada. Fachadas sujas, desgastadas e feias repelem consumidores.

Mantenha a sua sempre em bom estado e de forma que se comunique e atraia seu público-alvo.

  • Meio de funil 

Não basta o potencial cliente se sentir atraído pela fachada e entrar no estabelecimento. Isso não significa que ele irá se tornar seu cliente.

Para criar a necessidade nesse público e levá-lo até o consumo de seus pratos, essa etapa deve ser marcada pela atenção a dois aspectos principais: identidade visual e atendimento.

A identidade visual formará a primeira impressão sobre seu estabelecimento e deve ser adequada a seu público-alvo. Veja aqui o que já falamos sobre o assunto.

O atendimento deve ser caprichado desde o início, com garçons ou hostess solícitos que consigam personalizar o atendimento compreendendo as necessidades e gostos de cada cliente.

É aqui que a fidelização começa, portanto, esteja atento e capacite seus colaboradores! Aqui também falamos sobre a importância dos funcionários para o restaurante.

  • Fundo de funil 

Seu potencial cliente foi atraído até seu restaurante, recebeu um atendimento diferenciado, ouviu sugestões dos garçons baseadas em seu gosto e finalmente chegou o momento de realizar o pedido.

A partir daí, ele se torna seu cliente.

Se você se atentou a todos os demais detalhes, o sabor e a qualidade de sua comida agora devem brilhar e agir em prol da fidelização de clientes.

Além disso, podem ser feitas diferentes ações, como um cartão fidelidade, um cupom promocional para que ele volte a consumir na casa etc.

Estruture a jornada de compra de seu cliente, dessa forma, você será capaz de prestar atenção a cada detalhe que importa e estará mais próximo de fidelizá-lo.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para mais dicas de marketing para restaurantes que farão de seu estabelecimento um sucesso.

Até a próxima!

Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

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