Marketing de conteúdo para restaurantes

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A criação da internet e sua posterior popularização e desenvolvimento, trouxe mudanças profundas na forma como nos relacionamos a diversos aspectos das nossas vidas, inclusive com o consumo e nossos relacionamentos com as marcas e empresas.

Se na era das mídias físicas, como a televisão, revistas, rádio, etc, a principal forma de atração de clientes e fortalecimento das marcas estava relacionada a estratégias de marketing de interrupção, especialmente os anúncios pagos, os meios digitais obrigaram ao desenvolvimento de novas formas e ações para conquistar os resultados almejados.

O marketing de conteúdo vem cumprir esse papel de conquistar o novo consumidor do século XXI que é altamente conectado, informado e que mais do que simples produtos procura soluções as suas necessidades, sendo uma estratégia que a cada dia conquista mais adeptos.

Entendendo melhor o marketing de conteúdo

Para aqueles que não estão familiarizados com o conceito de forma bem resumida podemos definir o marketing de conteúdo como uma estratégia que está dentro do âmbito do marketing digital, onde uma empresa marca ou pessoa, produz e disponibiliza conteúdo que se conecte ao seu público alvo através das mídias sociais.

O objetivo a ser cumprido por cada ação e canal escolhido dentro da estratégia pode se diferir, contudo de maneira geral podemos definir como os principais: atrair visitantes e influenciar de forma que venham a se tornar clientes; aumentar o engajamento com a sua marca; criar autoridade a você ou sua empresa; fidelizar clientes.

Ou seja, mesmo em um panorama resumido é possível perceber que ações de marketing que tenham como foco a atração de clientes através da produção de conteúdo relevante, original e interessante, pode alavancar resultados de empresas de qualquer segmento podendo ser utilizada inclusive no marketing para restaurantes.

Marketing para restaurantes e a produção de conteúdo

O ramo de bares e restaurantes tem por uma de suas características a enorme concorrência, o que eleva a necessidade de adotar estratégias de marketing que aprimorem os resultados e fortaleça a marca junto ao seu público.

Como já sabemos hoje qualquer empresa que busque o sucesso precisa estar presente na web, afinal é no mundo virtual que seus potenciais clientes passam boas partes do seu dia, sendo um canal de comunicação direta com os mesmos, além de permitir que milhares de pessoas que talvez nunca conhecessem seu restaurante, passem a conhecê-lo.

No entanto para que esses objetivos possam ser cumpridos não basta apenas estar online, é preciso conquistar e engajar, papel esse que pode ser cumprido com maestria pela distribuição e produção de conteúdo se valendo para isso de canais como blogs corporativos e redes sociais como o facebook, instagram, snapchat, twitter, youtube, entre outros.

O primeiro passo para conquistar resultados nesse sentido é realizar um planejamento bem executado onde deve constar com clareza as metas que se pretende atingir, a delimitação do sue público alvo e o comportamento do mesmo ao utilizar as redes (quais canais mais utiliza, que tipo de informação procura na web, etc).

Quanto mais informações levantar nessa etapa, maior a probabilidade de produzir um conteúdo relevante e que faça sentido e se comunique junto ao seu nicho.

Hoje em dia é notório no marketing para restaurantes a preferência pelas redes sociais, especialmente facebook e instagram, que conseguem aliar as mídias audiovisuais ao conteúdo textual além de facilitar a interação com os usuários das mesmas, possibilitando a adoção de ações rápidas e de amplo acesso.

Cases como a recente “batalha do milk-shake” entre duas grandes redes de fast food contribuem para corroborar o sucesso da produção de conteúdo no segmento de restaurantes, por exemplo, mas mesmos os estabelecimentos menos conhecidos do grande público podem alcançar excelentes resultados, como no caso abaixo:

No primeiro semestre do ano uma nova lanchonete de Santo André publicou em sua página um vídeo mostrando a produção de um cachorro-quente que se destacava pelo tamanho e produtos utilizados em sua composição. O sucesso foi imediato, produzindo longas filas e obrigando os donos do negócio a investirem em seu crescimento.

Esses são apenas dois exemplos, mas que demonstram e reforçam toda potência das redes sociais na atração e engajamento de clientes, que ultrapassam o limite do mundo virtual e impactam e alavancam os resultados nos estabelecimentos físicos.

Em um mercado altamente competitivo aqueles que buscam se destacar devem conhecer e realizar as melhores práticas, sendo que o uso do conteúdo como estratégia de marketing se consolida como uma das melhores opções disponíveis a quem busca o crescimento e o sucesso.

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Até a proxima!

Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

Posted by Agência Combo Design in : Restaurante, 1 Comentário

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  1. […] utilizar as redes sociais a favor do marketing para restaurantes, você pode conferir mais detalhes aqui e […]

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