Storytelling para restaurantes? Entenda!

Storytelling para restaurantes (1)

Você saberia responder qual é a história do seu restaurante? E quais os valores da sua empresa? E contar como será a experiência do seu cliente quando ele entrar no seu estabelecimento? Se você conseguiu responder sim a essas perguntas, ótimo! Agora se além de responder você deu sequência ao questionamento, você pode até não saber, mas já possui um storytelling.

Todo o negócio possui uma história a ser contada, seja sobre os primórdios de sua fundação, sobre a forma como trabalha e disponibiliza seus produtos aos consumidores, por exemplo, sendo que essas contribuem para realizar a aproximação com seu público.

Inegavelmente o novo consumidor que emergiu nesse novo século é muito mais exigente, não apenas com a qualidade daquilo que ele irá consumir, mas também com a totalidade da experiência. O que é potencializado em restaurantes e bares, que são ambientes aonde por diversas vezes o objetivo vai além do simples se alimentar.

Logo, embora o storytelling não seja uma novidade para o marketing, seu potencial para impactar resultados em restaurantes na era digital em que vivemos é grandioso.

Ok, mas o que é storyteeling?

Como o próprio nome já diz, é uma estratégia de marketing que usa a narrativa de histórias sobre um negócio para conquistar clientes e assim levar a maior valorização da aquisição de um produto ou serviço de uma empresa.

Como dissemos no início, a narrativa pode versar sobre temas diversos, embora geralmente esteja ligada a fase inicial da formação da empresa, seus valores ou que descrevam a experiência do consumidor.

Um case do uso dessa estratégia no marketing são as embalagens do suco Dubem, onde em cada sabor há uma história sobre como foram escolhidos os produtos utilizados na fabricação do mesmo, de forma leve e com bom humor.

Sim, isso pode alavancar resultados em seu restaurante

O marketing para restaurantes é fundamental para se destacar da concorrência e assim conquistar resultados robustos e dentre as diversas estratégias que podem ser utilizadas a construção de narrativas pode ser de grande eficiência, quando bem utilizada.

Como dissemos, quando vamos a um restaurante estamos buscando algo a mais que a comida, mas sim ter uma experiência positiva e que marque aquele momento, dessa forma narrativas bem construídas e que se comuniquem de forma efetiva com seu público alvo, entende seus anseios e necessidades, servem com maestria para a conquista de clientes.

Para ficar mais claro imagine que você está para se decidir entre dois restaurantes que servem maça, enquanto uma conta com a descrição “comida de qualidade e atendimento diferenciado”, enquanto o outro “utilizando receitas originárias da Sicilia, região da Itália ao qual o avó do fundador pertence, o X busca resgatar toda o prazer da experiência de comer uma boa massa”, qual dos dois lhe parece mais atraente?

Por isso pensar na experiência que o seu cliente terá em seu restaurante e conduzir o mesmo pela sua história de modo a envolvê-lo é fundamental, assim como nunca prometer aquilo que não poderá oferecer de modo a não criar sentimento de frustração e assim perder uma grande oportunidade de fidelizar clientes.

Por exemplo, no exemplo acima, tudo leva a crer que se trata de uma cantina italiana tradicional, certo? Imagine o cliente ao chegar descobrir que no cardápio só existem releituras de receitas clássicas, ao contrário do que a narrativa indicada.

Vale lembrar ainda que se em um período anterior poderia ser mais difícil divulgar sua narrativa fora dos limites de seu estabelecimento atualmente os meios digitais são uma poderosa ferramenta que suportam as mais variadas mídias e com um alcance extraordinário.

Na próxima vez que for definir sua estratégia de marketing, considere a criação de narrativas sobre sua empresa, marca e valores para atrair um novo público e se aproximar ainda mais de seus clientes, aprimorando seu desempenho.

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Até a próxima!

Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

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