Veja 5 melhores práticas na gestão de restaurantes

Via: Pedido Online

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A gestão de restaurantes exige que o empreendedor conheça as melhores práticas para buscar bons resultados e alcançar o sucesso do negócio. Contudo, essa não é uma tarefa simples: é preciso lidar com os aspectos administrativos e com os funcionários, fornecedores e clientes.

Nesse cenário, uma administração estratégica e bem planejada pode fazer a diferença no dia a dia do restaurante na hora de buscar o crescimento do negócio.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post apresentando as 5 melhores práticas na gestão de restaurantes. Conheça!

1. Ter um plano de negócio

O primeiro passo para quem busca o sucesso de seu restaurante é formular um bom plano de negócio. Ele envolve a definição de objetivos e metas, com a identificação de meios para alcançá-los.

Esse planejamento envolve diversos fatores: estudar a concorrência e o perfil do cliente, contratar uma boa equipe, precificar produtos, encontrar fornecedores etc.

Mesmo após a abertura do restaurante, manter um planejamento é fundamental para garantir o bom andamento e evitar imprevistos. Isso permite a identificação de problemas ou necessidades com antecedência e a definição de estratégias para resolvê-los.

Para ajudar na administração do restaurante, você pode contar com ferramentas de gestão financeira e de estoque, essenciais para o crescimento do negócio.

2. Atentar para a qualidade do atendimento e dos produtos

Existem dois pontos cruciais quando se lida com clientes: a qualidade do atendimento e dos produtos servidos. Problemas nesses aspectos podem ser suficientes para o cliente não retornar ou, ainda pior, fazer propagandas negativas.

Os pratos devem ter a quantidade adequada, boa aparência e ótimo sabor. Para isso, planejar cuidadosamente o cardápio, comprar produtos de qualidade e prezar pela boa preparação são fundamentais.

Para garantir o bom atendimento, invista em uma equipe bem treinada, preparada para sugerir pratos e bebidas, e atender as necessidades dos clientes de forma eficiente, sem se tornar inconveniente ou invasiva, o que pode deixá-los desconfortáveis.

3. Atualizar o cardápio

Mesmo tendo clientes fiéis e bom movimento, uma ótima prática para atrair mais pessoas para o restaurante são as atualizações do cardápio que incluam, modifiquem ou retirem produtos.

Para isso, faça uma análise constante dos itens que não têm boa saída ou costumam ter grande quantidade de sobras. Feito isso, analise a possibilidade de reformulá-los, visando agradar aos clientes ou retirá-los do cardápio.

Também é importante ficar de olho nas tendências para criar pratos. Por exemplo, você pode aproveitar o inverno e investir em itens como sopas ou fondues. Dessa forma, mesmo os clientes antigos poderão aproveitar novidades no seu restaurante.

Outra opção é a oferta de itens para pessoas com restrições alimentares, ampliando as possibilidades de atendimento ao consumidor.

4. Ser transparente com os funcionários

Ser transparente com os colaboradores permite que eles se sintam parte da empresa, ficando mais engajados no trabalho e auxiliando na gestão de restaurantes.

Você pode fazer isso por meio de reuniões regulares para passar feedbacks sobre a situação do restaurante, os pontos positivos e os que precisam de melhoria, atualizando os funcionários sobre o andamento do negócio.

Durante o expediente, é importante que todos tenham uma boa comunicação, para que trabalhem da melhor forma e o gerente saiba tudo o que está acontecendo.

Quando necessário, indique as atitudes que devem ser revistas e melhoradas, mas lembre-se de dar incentivos positivos e elogiá-los quando for apropriado.

5. Ouvir o cliente

Mesmo seguindo as práticas explicadas, é necessário verificar se a estratégia está correta — a melhor forma de fazer isso é ouvindo as opiniões dos clientes.

Para isso, você pode fazer pesquisas de satisfação, deixar um espaço para feedbacks no seu site ou aproveitar as avaliações do Facebook. É esse retorno que permitirá a identificação dos pontos fortes e fracos do restaurante, para que possam ser analisadas as possibilidades de melhoria e sejam traçadas novas estratégias.

Fazendo isso, os clientes também perceberão o interesse do restaurante em proporcionar uma boa experiência para os consumidores, melhorando a imagem do negócio.

Implantando essas práticas de gestão de restaurantes, possivelmente você conseguirá melhorar as rotinas diárias e ajudar no crescimento da sua empresa!

Fonte: Pedido Online | www.blog.ccmpedidoonline.com.br
Postado por: Agência Combo Design | www.agenciacombodesign.com.br

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